Skip to content

SketchUp – só para começar!

03/13/2012

SketchUp – só para começar!

SketchUp é um software para a criação de modelos virtuais  em 3D. Diferentemente do Promob, o SketchUp não se presta apenas para maquetes arquitetônicas ou de interiores, ele pode ser usado por qualquer atividade profissional que necessite desenvolver rascunhos de produtos tridimensionais. Muito utilizado na área de Arquitetura, devido a sua facilidade de modelagem de estudos de formas e volumes tridimensionais, o software é muito utilizado também por Designers de Móveis, Desenhistas Técnicos, Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos, Designers de Produtos,Escultores, Game Designers, e diversas outras profissões relacionadas aos trabalhos que necessitem visualizações em 3D.

Foi originalmente desenvolvido pela At Last Software(@last software), que foi adquirida pela Google, em Março de 2006. A versão atual em português é a 8.0 e o programa está disponível para Windows e Macintosh. O SketchUp está disponível em duas versões: a versão profissional, PRO, e a versão gratuita, free, (para uso privado, não comercial).

O programa, que pode ser baixado gratuitamente, é um produto do grupo Google extremamente versátil e muito fácil de usar.  O SketchUp é utilizado principalmente para criar facilmente estudos iniciais e esboços (daí também o seu nome: “Sketch” que significa esboço em inglês) de modelos ou maquetes em 3D, eliminando assim muitas vezes a necessidade da execução de modelos ou maquetes fisicas (feitas com de massa modelagem, barro, cartolina, papel, acetato, acrílico, etc.). O resultado é um modelo que pode ser usado para gerar animações (arquivo digital AVI) ou [Imagem_digital|imagens em formatos digitais (JPG,PNG, GIF, BMP, TIF, etc.]] de qualquer ângulo de perspectiva que se deseje. Assim, por ser um programa que esboça modelos volumétricos, muitos artistas utilizam o SketchUp na fase inicial de seus trabalhos, quando ainda têm a liberdade de alterar as formas, as cores e os volumes. O SketchUp permite-lhes alterar o modelo de forma simples e rápida, para então verificar as consequências dessas alterações no resultado final.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta para a apresentação de modelos tridimensionais.

Como todo bom software de maquetes eletrônicas e realidade virtual, o Sketchup também possui seus meios para renderizar uma imagem, criando assim, cenas com qualidade foto-realística. Existem diversos softwares complementares que atuam junto a ele e acrescenta esse recurso. Dentre eles, podemos destacar:

  • V-ray, é instalado anexo ao programa, sendo manipulado na mesma janela de modelagem e com sistema mais complexo mas com a melhor qualidade final de imagem;
  • Su Podium, também utilizado na janela atual do Sketchup, porém com um mecanismo mais simples e fácil de utilizar;
  • Kerkythea, software instalado independente do Sketchup e com plugin para importação de modelos tipo .skp, sua dinâmica também é complexa;
  • Artlantis Studio, independente e com opcional plugin para o Sketch Up, utilizado por vários outros programas também, suas ferramentas são mais fáceis de serem interpretadas e utilizadas.

No blog estaremos abordando o Kerkythea em uma série de tutoriais para que o trabalho no sketchup tenha o resultado final de uma imagem realista que a sua maquete merece!

Anúncios
Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: