Skip to content

Elementos de composição: Escala e Proporção

03/19/2012

Os elementos de composição são estruturas que contribuem para a compreensão da mensagem visual.  Por isso não deve ser encarada como uma lei a ser seguida. Os princípios compositivos devem servir aos propósitos da composição.

Em outro post falamos dos elementos estruturais de composição. Nesse post falaremos um pouco sobre os elementos formais.

Escala

A escala é um sistema de medidas que compara de forma pré-definida a medida de uma representação e a medida real do que está sendo representado.

Então, de certa forma ela descreve a proporção entre o mundo real e a representação.

Escala natural

Réplica de carro de corrida inteiramente construído de palitos de fósforo e cola bastão.

Escala natural é  aquela utilizada quando o tamanho do desenho é igual ao tamanho real do objeto.  Em design gráfico isso é usado muitas vezes, na construção de um logo, ou na aplicação de papelaria básica, em interiores, a escala natural serve para representar detalhamento (mobiliário, gesso, sanca, revestimento, iluminação, etc.), em produto é utilizada para ‘mock-ups full size’.

Essa escala é representada da seguinte forma : Escala 1:1 ( lê-se, escala um para um) .

E quer dizer que a representação é do mesmo tamanho do objeto projetado.

Escala de redução

Boneca Barbie em escala (mas sem proporções).

A escala de redução é a utilizada para representar um objeto em tamanho menor do que o tamanho real.

Essa escala é bastante utilizada em mapas e em plantas da construção civil, arquitetura, em design de interiores, em produto, em gráfico de grandes formatos (como out-door), etc.

É representada da seguinte forma : Escala 1:2, 1:3,1:4, 1:5, 1:10, 1:20, 1:30, 1:40, 1:50, 1:100, etc…. Essa representação quer dizer que cada centímetro da representação corresponde a 2cm, 3cm, 4cm, 5cm, 10cm, 20cm… do objeto real.

Escala de Ampliação

Escala de ampliação é utilizada para representar um objeto em tamanho maior do que o tamanho real.

É representada da seguinte forma – Escala 2:1 (lê-se, escala dois para um) .
As escalas de ampliação mais utilizadas são: 2:1, 3:1, 4:1, 5:1, 10:1, 20:1, etc…

 Proporção

Proporção é a relação (igualdade ou diferença)  entre razões. Pode ser a relação entre duas medidas, duas áreas, dois espaços, volumes ou partes de uma mesma composição ou unidades.

Vale ressaltar nesse momento que a proporção não faz nenhuma referência ou comparação com um elemento real, mas entre elementos da mesma composição visual.

Existem basicamente duas formas de se usar proporção numa composição: seguindo as regras de proporção ou transgredindo-as.

No primeiro caso a composição deve restar organizada, agradável visualmente, enquanto que no segundo caso a composição fica enfatizada em um elemento, incômoda visualmente e desproporcional. Não existe um certo ou errado, mas uma forma que atenda as exigências do projeto.

Existem várias formas possíveis de se tratar as proporções, mas o meio mais fácil é recorrer à matemática e usar as fórmulas mais conhecidas.

Regra de três:

A regra de três é um modelo simples de proporção, no qual relacionam-se três informações presentes no problema com uma ausente (que se deseja descobrir), veja o exemplo:

  • meu carro faz 13km por litro de combustível, então para 26km quantos litros precisaria?

litros                              km

1                                      13

x                                      26

Multiplica-se em X, e temos que 13x = 26 e que x=2 litros.

Conclui-se então para 26km preciso de 2L, para 39km preciso de 3L e assim por diante.

Quanto mais km eu quiser andar, mais litros de combustível terei que colocar no meu carro, PROPORCIONALMENTE.

Teorema de Pitágoras.

Aplicação do teorema de Pitágoras


Nessa proporção temos que a área quadrada formada pela medida da hipotenusa de um triangulo retângulo é idêntica à soma das áreas formadas pelas medidas dos catetos do mesmo triangulo.

Isso é muito útil para os designers de interiores que normalmente precisam dividir espaços em vários ambientes e podem usar essa relação para executar essa atividade usando a proporção como medida.

Proporção Áurea e Número de Ouro

Existe porém um tipo de proporção que é utilizada desde a antiguidade como padrão de perfeição matemática e estética.  Essa proporção foi chamada de  “divina proporção” pelos gregos devido a sua perfeição estética. Posteriormente, quando utilizada pelos mestres renascentistas foi chamada de “proporção áurea” ou “proporção de ouro”.

Essa proporção é algebricamente representada pela letra grega phi (PHI), (ao que se sabe em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon) e possui o valor 1,618.

Desde a Antiguidade, a proporção áurea é empregada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas. Este número está envolvido com a natureza do crescimento de muitas espécies animais e vegetais, pode ser encontrado na proporção de crescimento de alguns moluscos (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. Por isso estamos acostumados visualmente a essa proporção, assim, todas as composições visuais áureas parecem naturalmente perfeitas e belas. Essa característica  faz o número de ouro parecer “quase mágico”, sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.

Porporção Áurea   Donald no país da matemática (parte 1)  Donald no país da matemática (parte 2)   Donald no país da matemática (parte 3)

Anúncios

From → Design

Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: