Skip to content

Bibliografias Básicas

03/20/2012

Para Composição: (veja os posts de composição)

munari

Design e Comunicação visual - Bruno Munari

Elementos de composição + figura e fundo

Em 1967 Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente cinqüenta aulas sobre comunicação visual nos Estados Unidos, a convite da Harvard University. O curso resultou numa das obras mais importantes do autor, que é um verdadeiro manual do design e da comunicação visual. Baseia-se nos novos métodos de ensino e não mais nos conceitos do belo e do feio.

gomes Filho

Design do Obejto: Bases conceituais - João Gomes Filho

Elementos de composição

Design do Objeto tem como fundamento a rica experiência prática e didático-pedagógica de muitos anos do Prof. Dr. João Gomes Filho na área de design, pesquisando, lecionando em cursos de Graduação e Pós-Graduação e atuando em empresas de grande porte.
O livro define e conceitua as diversas especialidades e áreas de atuação do design na atualidade, como em design do produto, design gráfico, design de moda, design de ambientes, design conceitual, entre outros. Estrutura as bases conceituais do tema, numa metodologia original, pensada e organizada de modo a reunir e roteirizar os múltiplos conhecimentos identificados e relacionados, com o propósito de tornar mais eficaz a sua assimilação e conseqüente aplicação na busca de produto com excelência. O trabalho é substancialmente enriquecido por centenas de imagens que ilustram todos os assuntos abordados.
As bases conceituais do design refletem os estudos e conclusões do autor sobre diversificados produtos industriais das mais variadas vertentes, sempre com o necessário e cuidadoso balanceamento entre elas, em razão da natureza e do tipo de cada produto tratado. De maneira sintética, o autor estabelece critérios, parâmetros, atributos e qualidades otimizantes, com o objetivo final de traduzir, tanto na concepção quanto na produção, objetos com padrão de excelência em termos funcionais, operacionais, ergonômicos, tecnológicos, estéticos, simbólicos, dentre outras perspectivas.

gurgel

Projetando Espaços - Miriam Gurgel

Elementos de composição para interiores

O livro da arquiteta Miriam Gurgel, Projetando Espaços: Guia de arquitetura de interiores para áreas comercia. Ele passa por várias técnicas e teorias, bom para estudantes de arquitetura, auxiliando a resolver problemas como de distribuição de espaço interno. O livro traz um bom trabalho com croquis explicativos, normas, e mais.

Proporção Áurea

Doczi

O Poder dos Limites - Doczi

Porporção Áurea

Este livro, amplamente ilustrado, é um belo tratado sobre as proporções, mostrando que o relacionamento entre as coisas – as naturais e as criadas pelo homem, e até o próprio homem – obedecem a padrões harmônicos bem definidos, que são levados inconscientemente às artes, ao comportamento e à cultura humana.

gomes Filho

Gestalt do Objeto - João Gomes Filho

Gestalt 

Gestalt do Objeto foi concebido e estruturado de maneira a proporcionar claras exemplificações dos princípios, conceitos e técnicas visuais. E tudo está fartamente registrado com imagens de objetos concretos, ou seja, existentes em nossa realidade. Isto contribui, sensivelmente, para uma compreensão plena e rápida do exposto.
Importante também é ressaltar que este livro vem preencher um vazio na bibliografia brasileira do gênero, visto que, até então, não havia nenhuma publicação enfocando esta matéria.

farina

Psicodinamica das cores em comunicação - Modesto Farina

Cores

Apesar do significado das cores serem diferentes em culturas diferentes, elas podem ser usadas para transmitir uma determinada mensagem. O livro faz um apanhado do uso das cores nos mais diferentes segmentos, desde arquitetura até embalagem de remédio.

Veja a resenha desse livro em ‘usabilidoido

pedrosa

Da cor a cor inexistente - Israel Pedrosa

Cores

Publicado em 1977, esse tratado histórico sobre as cores aborda o desenvolvimento da teoria das cores desde Da Vinci, passando por Newton, Goethe, Maxwell e Chevreul, entre outros estudiosos, e trata de temas como harmonização das cores, mutações cromáticas e cor inexistente. Um livro para artistas, designers, professores e estudantes de arte.

guimaraes

A cor como informação - Luciano Guimarães

O livro apresenta capítulos que abordam o tema em sua complexidade, mostrando considerações que esclarecem e enriquecem o repertório de todos aqueles que utilizam a cor na comunicação. Da exata delimitação da cor como informação cultural e suporte para a expressão simbólica na comunicação humana até a investigação dos processos de percepção e seus ‘comportamentos’ para a geração de sentido, o autor expõe um universo interdisciplinar, ancorado no que há de mais recente na bibliografia da Semiótica da Cultura e das Ciências da Cultura.

Anúncios

From → Design

Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: