Skip to content

Elementos de composição: Ritmo

03/26/2012

É a tradução, em meio visual, da expectativa produzida por uma repetição. Está ligado à previsibilidade de recorrências visuais.

Através do ritmo há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos disposto ritmadamente sobre o suporte.

O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo, seja ele horizontal ou vertical.

Nesse exemplo podemos ver abstratamente como o ritmo pode ser organizado de forma complexa, mesmo em uma composição simples.

A seqüência de retângulos é, em si mesma, ritmada no tamanho dos objetos e também os espaços vazios entre os  retângulos que são dispostos ritmadamente. Além disto, também há ritmo nas qualidades da superfície. Um ritmo alternado na presença das cores vermelho e verde.

Observe que, visualmente o esquema é bem previsível, uma característica bem marcante do ritmo.

Cada pessoa possui uma sensibilidade muito própria para perceber e construir ritmos visuais das mais diversas fontes de inspiração. A forma de trabalhar de cada paisagista, arquiteto, designer vai amadurecendo com o passar do tempo e se integra ao estilo do profissional na maturidade.

O maior desafio em conseguir um ritmo visual coerente está em trabalhar com os espaços de forma tão dedicada quanto à forma.

Ritmo e movimento são elementos de composição que normalmente aparecem juntos, pois se complementam e acabam se reforçando mutuamente.

Ambas as imagens retratam o uso do ritmo agregado ao movimento em uma linda composição arquitetônica.

Anúncios
Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: