Skip to content

Revestimentos no Promob Arch

03/27/2012

A definição do acabamento a ser utilizado nas paredes e no piso do ambiente é feita a partir da aplicação de materiais.

Para o promob, materiais são cores e texturas com características pré-estabelecidas para representar efeitos de brilho, transparência, reflexos, rugosidades, etc.

Aplicando materiais:

janela de materiais

A janela de materiais está posicionada na parte inferior da interface do Promob.

Para aplicar materiais proceda da seguinte maneira:
1.Localize o material desejado na janela de materiais.
2.Clique sobre o material e arraste onde deseja inseri-lo.
3.Escolha se a aplicação será feita em apenas uma parede/ parte/ objeto ou em tudo.
Obs -> Se as paredes foram construídas individualmente ou segmentadas o material deverá ser aplicado uma a uma.
Para aplicar materiais no piso, deve-se proceder de forma semelhante à aplicação nas paredes:
Selecione o material desejado na janela de materiais.
Arraste o material até o piso.

Texturas e Revestimentos de Mobiliário:

O promob permite que seja ajustado o material de peças demobiliário (desde que não seja de fornecedor parceiro).
O processo de definição de acabamentos itens de mobiliário inseridos no projeto é semelhante ao processo de aplicação de acabamentos nas paredes e no piso.
A diferença é que as texturas a serem aplicadas em mobiliário, portas e janelas estão divididos em componentes que permitem a atribuição de diferentes materiais.
Observe o exemplo de divisão de componentes em uma porta:
Então, ao arrastar materiais para itens da linha Decore, será exibida uma mensagem:
Somente nesse item:  Aplica o material somente no componente para onde foi arrastado.
Em todos desse tipo: Aplica o material em todos os componentes comuns no ambiente.

Itens a minha escolha: Habilita a função Pincel, para que através de cliques, você aplique o material no componente que desejar.

Criando texturas:

É possível editar materiais existentes no Promob, ou ainda incluir novas texturas.

Criar nova cor:
1.Selecione o local onde a nova cor será aplicada (parede, piso ou objeto).
2.No painel de ferramentas clique em Propriedades, aba Materiais.
3.Na categoria cores, clique em Cor Base ou Cores Complementares.
4.Selecione/Crie a cor desejada e clique em OK.
Editar o tamanho das texturas:

Utilize esta opção quando houver a necessidade de representar um material aplicado ao projeto em dimensões diferentes das padrões, como azulejos e porcelanatos, por exemplo.

Após aplicar a textura no ambiente, selecione o local onde a mesma foi aplicada.
No painel de ferramentas clique em Propriedades, aba Materiais.
Na categoria Textura, defina valores para os campos Escalar em X (largura da textura), Escalar em Y (altura/profundidade) da textura.
Rotacionar texturas:

A partir desta opção é possível determinar a direção dos materiais aplicados ao projeto, muito útil para pisos, por exemplo.

Selecione o local onde a Textura foi aplicada e, na caixa de propriedades acesse a aba Materiais.

Na categoria Textura, defina o valor de rotação, de acordo com a direção desejada.
Aplicar texturas armazenadas no seu computador:

O Promob permite que você inclua suas próprias texturas nos projetos (como azulejos, porcelanatos, pastilhados, tecidos, papéis de parede, etc.), de forma rápida e dinâmica.

Para inserir uma textura armazenada em seu computador no projeto:

1. Com o Promob aberto, abra a pasta onde a textura está armazenada e mantenha as duas janelas abertas.

2. Clique na textura e arraste para o Promob no local em que a textura deve ser inserida (parede, piso, geometria, ou elemento da linha decore).

Aplicar texturas diretamente da internet:

Para aplicar texturas diretamente de uma página web:

  1. Com a maquete do promob aberta, abra em uma janela a página da internet da qual deseja importar a imagem (tente não trabalhar com ícones, thumbnails ou imagens de motores de busca do google, por exemplo).
  2. Clique na imagem e arraste diretamente para a superfície no promob onde quer que a imagem seja aplicada
  3. Edite tamanho, cores ou rotação conforme a necessidade.
Manter histórico de Materiais:
Ao alterar a propriedade de um material ou incluir uma nova textura no Promob, você está criando um novo material. Estes novos materiais podem ser armazenados de duas maneiras:

Para um projeto: ao alterar a propriedade de um material um novo material é criado com as alterações realizadas.

Este material é automaticamente adicionado à aba Projeto, na janela de materiais e fica disponível somente para o projeto em que foi criado.
Para todos os projetos: para utilizar um material criado em todos os projetos que você executar, após realizar a alteração das propriedades do material e tê-lo disponível na aba Projeto, clique com o botão direito sobre o material e selecione a opção Adicionar para favoritos. Este armazenamento é permanente, ou seja, você poderá utilizar este material em qualquer outro projeto que realizar no computador.
Obs -> Vale lembrar que a pasta de favoritos fica arquivada NA MÁQUINA na qual se trabalha.
Gostou do Post? Não gostou? Comente!
Anúncios

From → Tutoriais

Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: